ESTRESSE X ATIVIDADE

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O filósofo grego Hipócrates afirmava que as emoções estavam ligadas à saúde. Hoje observamos nossa saúde sendo influenciada pelo modo que vivemos e lidamos com nosso dia-a-dia. O estilo de vida nas grandes cidades, centros urbanos com toda agitação e problemas da vida moderna nos faz experimentar o estresse de uma forma ou de outra.

O estresse pode aumentar o surgimento de doenças, por causar danos ao organismo através de alterações celulares, afetando assim a saúde física e mental.

Em nosso corpo o estresse funciona da seguinte forma, a presença em excesso de cortisol (hormônio do estresse), diminui a serotonina (neurotransmissor que regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas), o estresse prejudica a qualidade de vida, diminuindo sensação de prazer.

O organismo responde a uma situação de estresse liberando o hormônio cortisol e adrenalina, as plaquetas se agregam, as células de defesa são ativadas, a energia chega aos músculos através do açúcar presente no sangue, ocorre aceleração da freqüência cardíaca, pressão arterial e respiração. A cortisona de início mantém a resposta ao estresse em seguida diminui, para que o organismo volte em posição de repouso. Se o estresse continuar, a reação persiste e pode tornar-se prejudicial à saúde. O estresse nem sempre pode ser visto como um grande vilão, pois também funciona como alerta em uma situação de perigo para luta ou fuga.

Dicas importantes para você melhorar esses sinais e sintomas são: manter um convívio social, envolver-se em atividades sociais, alterar horários para fugir do trânsito e manter uma alimentação saudável.

Alimentar-se bem traz mais energia e disposição ao corpo, através da ingestão de frutas, vegetais, cereais integrais, moderado consumo de álcool, cigarro e cafeína.

Exercitar-se através de uma prática que você se identifique e sinta prazer em realizar, assim é possível diminuir os pensamentos que lhe cause estresse.

Praticantes de atividade física sentem menos o impacto causado pelo estresse, os exercícios mais indicados são exercícios moderados e regulares, dentre eles está o Pilates, método que trabalha o corpo e a mente em conjunto, trazendo a concentração para o seu organismo, não só durante a aula, mas fora dela também, você irá aprender a valorizar mais sua respiração, se realizada de forma lenta e profunda, melhora consideravelmente a qualidade do sono, desacelera a freqüência cardíaca e pressão arterial, tira a tensão dos músculos, melhora o quadro de ansiedade entre outros benefícios.

Uma aula de Pilates bem executada irá lhe deixar com a sensação de prazer e corpo trabalhado como um todo.

É preciso mudar para melhorar, tenha uma mente e coração tranquilos, coluna alinhada, se você deixar o estresse se instala e consome sua vida, a vida por sua vez nos proporciona as emoções e você tem que saber como lidar com elas.

 Por Elaine Freire Silva – fisioterapeuta e diretora do Estúdio de Pilates Elaine Freire – http://pilateselainefreire.com.br/