Londres instala bebedouros para eliminar uso de garrafas pet

(Foto: Divulgação Borough Market)

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou a instalação de bebedouros e fontes de água em diversos pontos da cidade para combater o uso de garrafas plásticas de uso único, ou seja, as que são utilizadas apenas uma vez e depois jogadas no lixo.

A iniciativa terá início em cinco regiões da cidade e propõe que cidadãos e turistas carreguem as suas próprias garrafas, como os squeezes. Para estimular a adesão dos moradores, restaurantes, bares e lojas também vão disponibilizar gratuitamente bebedouros para que as pessoas encham as suas garrafas.

Para avaliar o andamento do projeto, a prefeitura fez uma parceria com a Sociedade Zoológica de Londres, que fornecerá as fontes e os bebedouros, além de monitorar se há uma redução no descarte desses produtos.

Segundo a entidade, em média, 3,37 unidades de garrafas plásticas são consumidas por semana em Londres – o maior índice de consumo do Reino Unido.

Se o projeto for bem sucedido, será expandido para mais locais. A campanha faz parte de uma série de medidas para combater a poluição e prevê que nenhum resíduo biodegradável ou reciclável vá para aterros sanitários até 2026.

** com informações do Só Notícia Boa