Metrô de São Paulo estuda abastecimento com energia limpa

(Foto: Pixabay)

O Metrô de São Paulo autorizou o desenvolvimento de estudos por 14 empresas e consórcios para implementar um sistema de geração de energia limpa e renovável nas linhas e estações da Companhia.

O governo paulista pretende ter fontes mais sustentáveis, reduzir o valor pago pela energia, que atualmente é o segundo maior gasto da empresa.

A iniciativa prevê a geração de 120 Megawatts (MW) por mês. Metade será fornecida ao Metrô para a tração dos trens e alimentação elétricas das estações das linhas Azul, Verde, Vermelha e Prata. O excedente poderá ser vendido no mercado de energia, o que pode trazer novas receitas para o Metrô e o parceiro comercial que será escolhido para a implementação do projeto.

A Companhia também pode disponibilizar cerca de 200 mil m² de área das coberturas das estações e pátios de manutenção, que poderão receber células fotovoltaicas para geração de energia solar. Outras áreas na cidade, de propriedade do Metrô, também poderão ser usadas para a instalação de equipamentos.

As empresas têm 120 dias para apresentar soluções para a geração e fornecimento de energia limpa em acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).