Prefeituras se comprometem com a sustentabilidade urbana

(Foto: André Conti)

Treze cidades brasileiras e internacionais assinaram a “Declaração de São Paulo sobre sustentabilidade urbana”, em que se comprometem a implementar uma agenda sustentável em seus municípios. O acordo foi assinado na abertura da Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que acontece até o dia 20 de setembro em São Paulo.

De acordo com o documento, a elevação da temperatura global levará 100 milhões de pessoas para a pobreza até 2030 e 143 milhões poderão tornar-se migrantes climáticos até 2050.

Por isso, é fundamental desenvolver e compartilhar soluções integradas para combater à mudança climática, a perda da biodiversidade e a desigualdade social.

As cidades se comprometeram a: definir metas de baixa emissão; elaborar e implementar planos de ação de biodiversidade locais; incorporar as informações sobre o clima e a biodiversidade ao ordenamento espacial; aproximar a natureza das pessoas; defender a inclusão social; e promover soluções baseadas na natureza.

Além de São Paulo, assinaram a Declaração as cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Caruaru (PE), Campinas (SP), Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Lauro de Freitas (BA), Paris (França), Abidjan (Costa do Marfim), Sandiara (Senegal), La Paz (Bolívia) e Ningbo (China).

A declaração completa pode ser lida aqui