São José dos Campos terá serviço de carros elétricos compartilhados

(Foto: Charles de Moura/ PMSJC)

A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, é o primeiro município brasileiro a disponibilizar carros elétricos compartilhados em vias públicas e reservar vagas exclusivas para estes veículos.

Apesar de outras cidades, como Fortaleza e São Paulo, já contarem com sistema de compartilhamento de carros, São José dos Campos é a primeira a usar o sistema dockless, ou seja, que não utiliza estações de travamento. 

Sem a limitação, os usuários podem usar os veículos elétricos compartilhados por toda a cidade e devolvê-los em qualquer local apropriado para estacionamento dentro da área de cobertura.

O serviço é oferecido em parceria com a startup BeepBeep, que será responsável pela operação. Inicialmente, serão disponibilizados cinco veículos. Entretanto, o encerramento da corrida só poderá ser feito em áreas de abrangência, que funcionarão no Centro, Vila Ema, Jardim Aquarius e nas estações da empresa.

Segundo a Beepbeep, é possível ir de São José para São Paulo e deixar o veículo em uma das estações da empresa na cidade, por exemplo.

Os usuários podem se cadastrar em um dos cinco planos disponíveis, de acordo com o tempo de locação. Todos têm o valor inicial de R$4,90 e cobrança por minuto.

A iniciativa integra o programa São José Sustentável, que pretende estimular a preservação ambiental e dar opções sustentáveis de deslocamento para as pessoas.

A cidade já conta com mais de 30 carros elétricos na frota da Guarda Civil Municipal (GCM). Em um ano com a frota elétrica, a prefeitura teve uma redução de R$850 mil nos gastos com combustível e serviços de manutenção, além de ter deixado de emitir 400 toneladas de dióxido de carbono.

** Com informações da Prefeitura de São José dos Campos