Você sabe o que é Torna Viagem?

“Antigamente, quando a comunicação era precária e não havia Internet, celular, tevê e o rádio se iniciava, havia a figura do Torna-viagem, alguém que chegava do estrangeiro e trazia notícias e pequenas encomendas para os que ficavam. Geralmente, era um padre, pastor ou parente, que ia à Europa e de lá trazia notícias do velho mundo para os imigrantes do novo. Retomo esse personagem para lhes contar um pouco do que vi, embora corra o risco de ser redundante, se o que narrar não for novidade para ninguém”, explica o escritor Francisco Ribeiro, novo colaborador do ONB.

Viajar é uma dos melhores investimentos que uma pessoa faz na vida. O novo, a emoção, o planejamento, o olhar… tudo isso faz parte de um estilo sustentável de viver.

O ONB convidou o escritor capixaba Francisco Ribeiro, que escreve um dos mais bacanas blogs de viagem – Torna Viagem – a compartilhar suas histórias de viagem. Esperamos que ele possa te inspirar…

Francisco Aurelio Ribeiro (1955) é capixaba de Ibitirama, na serra do Caparaó. Escritor e professor de Literatura. Formou-se em Letras e Direito, com doutorado em Literatura Comparada. É pesquisador de Literatura e História do Espírito Santo e das questões da alteridade. Possui mais de 50 livros publicados, dentre literatura infanto-juvenil, crônicas, historiografia e crítica literária e dezenas de artigos em revistas e jornais. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, da qual é o atual Presidente, e ao IHGES. É cronista do jornal A Gazeta.

“Só sei que viajar é, para mim, uma forma de conhecer o mundo e suas diversidades. Santo Agostinho disse que “o mundo é um livro e quem não viaja só lê uma página”. Já li mais da metade desse livro, lendo bem devagar, para não chegar logo ao final, a última viagem…”

Sejam bem vindos por terra, água ou ar. Viaje pelas fotos, texto e lembranças desse brasileiro de coração aberto e olhos atentos.