Esse pontinho é a Terra vista de Saturno

(Foto: NASA/ JPL-Caltech/ Instituto de Ciência Espacial)

20 de abril de 2017, esta imagem foi vista da nave espacial de Cassini da NASA mostra a terra do planeta como um ponto da luz entre os anéis gelados de Saturno.

No site da NASA, a explicação: “a espaçonave capturou a visão em 12 de abril de 2017 às 10:41 pm PDT (1:41 am EDT). Cassini estava a 870 milhões de milhas (1,4 bilhões de quilômetros) de distância da Terra quando a imagem foi tirada. Embora muito pequena para ser visível na imagem, a parte da Terra virada para Cassini na época era o Oceano Atlântico sul. A lua da Terra também é visível à esquerda do nosso planeta em uma versão recortada e ampliada da imagem. Os anéis visíveis aqui são o anel A (na parte superior) com os intervalos Keeler e Encke visíveis e o anel F (na parte inferior). Durante esta observação Cassini estava olhando para os anéis retroiluminados, fazendo um mosaico de imagens múltiplas, com o sol bloqueado pelo disco de Saturno.”

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, da ESA (Agência Espacial Européia) e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para a Direção da Missão Científica da NASA, em Washington. A Orbitadora Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagem é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.

A posição da Cassini é atualizada a cada cinco minutos no site. Quer saber onde a nave agora? Acesse https://saturn.jpl.nasa.gov/mission/saturn-tour/where-is-cassini-now/

O fim da missão será dia 15 de setembro de 2017.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite https://saturn.jpl.nasa.gov https://www.nasa.gov/cassini. A homepage da equipe de imagens da Cassini está em https://ciclops.org.