História na fronteira planetária – Rosetta repousa num cometa

(Foto: Reprodução/ Twitter/ ESA Rosetta Mission)

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016, 8h20 (em Brasília), terminou a missão da sonda Rosetta quando pousou com sucesso no cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko, pondo fim fim a uma missão ousada de mais de uma década da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) .

O mais incrível foi acompanhar ao vivo, pela NASA e pela ESA, os últimos minutos da missão e 5 minutos após o pouso as últimas fotos dessa aterrizagem, sendo a última transmissão 5 segundos antes do choque com a superfície do cometa.

(Foto: ESA/ Rosetta/ MPS for OSIRIS Team MPS/ UPD/ LAM/ IAA/ SSO/ INTA/ UPM/ DASP/ IDA)
(Foto: ESA/ Rosetta/ MPS for OSIRIS Team MPS/ UPD/ LAM/ IAA/ SSO/ INTA/ UPM/ DASP/ IDA)

“Durante a missão, os cientistas ficam imersos em sua execução e planejamento. Agora, eles vão ficar ocupados durante anos”, explicou em entrevista à Agência Efe o chefe do escritório de coordenação da ESA, Fabio Favata.

A ESA deu um show de comunicação para registrar esse feito histórico e divulgou, durante o último ano, alguns vídeos animados para que qualquer pessoa pudesse entender a missão.

Após o encerramento da Missão Rosetta, a agência divulgou o último vídeo… mais um passo para ultrapassar a fronteira cósmica.