Nova Jersey bane perfuração de petróleo offshore

(Foto: Pixabay)

O estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, sancionou um projeto de lei que proíbe a exploração, o desenvolvimento e a produção de petróleo e gás offshore em águas estatais.

A medida é uma resposta a autorização do presidente Donald Trump para empresas perfurarem a costa norte-americana no Pacífico e no Atlântico em busca de combustíveis fósseis. A proposta recebeu oposição devido os riscos de erupções, explosões sísmicas e derramamentos catastróficos.

“Nova Jersey não ficará em silêncio e permitirá que Donald Trump e o secretário do Interior, Ryan Zinke, abram o leito oceânico da nossa costa para exploração de petróleo e gás. De jeito nenhum”, disse o governador Phil Murphy.

Apesar de Nova Jersey ter jurisdição de apenas 3 mil milhas náuticas, que se estendem ao longo da costa, e não de águas federais, a lei sancionada bloqueia a construção de qualquer infraestrutura petrolífera, como dutos e docas. Para que empresas extraíssem combustível sem esses equipamentos, o processo seria muito mais difícil e caro.

A nova lei ainda proíbe o Departamento de Proteção Ambiental (DEP) de emitir qualquer permissão ou aprovação para o desenvolvimento de instalações ou infraestruturas relacionadas à perfuração dentro ou fora das águas do estado.

O DEP também deverá rever qualquer proposta de desenvolvimento de petróleo ou gás natural na região do Atlântico da Zona Econômica exclusiva dos Estados Unidos para determinar se a proposta pode afetar a costa marinha do estado.

Além de Nova Jersey, os estados da Califórnia, Nova York, Carolina do Sul e Rhode Island possuem projetos semelhantes; Washington considera a criação de um projeto de lei e Maryland deve aprovar uma lei que responsabiliza qualquer empresa que cause um vazamento.

** Com informações do Eco Watch