Brasil perdeu 20 estados do Rio de Janeiro em floresta em 34 anos

(Foto: Pixabay)

O Brasil perdeu 89 milhões de hectares de florestas de áreas naturais entre 1985 e 2018, o equivalente a 20 vezes a área do estado do Rio de Janeiro. Deste total, 86 milhões de hectares foram motivos pela agropecuária.

O levantamento do MapBiomas, projeto colaborativo que monitora a cobertura e o uso da terra no Brasil, mostrou que a área ocupada por pastagens parou de crescer a partir de 2005. Enquanto as da agricultura continuam a crescer.

Por outro lado na Amazônia, a abertura de pastagens aumentou de 45 milhões de hectares, em 2005, para 53 milhões em 2018.

Segundo o engenheiro florestal e coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, o avanço da pastagem na Amazônia é impulsionada pelo abandono de áreas e baixa produtividade. Atualmente, há cerca de uma vaca por hectare.

  1. Se a tendência de desmatamento continuar nesse ritmo, o Brasil não conseguirá cumprir as metas do Acordo de Copenhagen, que prevê a redução de 80% do desmatamento ilegal na floresta, em relação à média entre 1996 e 2005.

** Com informações do jornal O Globo