Governo de São Paulo é processado por financiar aquecimento global

(Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo)

O Movimento Famílias pelo Clima protocolou uma ação contra o Governo do Estado de São Paulo, por descumprir a Política Estadual de Mudanças Climáticas com a criação do Programa IncentivAuto.

Criado no final de 2019, o programa prevê a concessão de financiamento de no mínimo R$ 1 bilhão para expansão de fábricas de veículos automotivos no estado, com desconto de 25% para pagamento antecipado quando o empréstimo for superior a R$ 10 bilhões.

O Movimento argumenta que o IncentivAuto oferece subsídios ao setor automotivo sem qualquer contrapartida para redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) do setor e sem criar

A ação pede que o governo paulista apresente provas de que os projetos financiados pelo Programa IncentivAuto incluem medidas de redução de emissões de GEE, de adaptação aos impactos das mudanças climáticas e de implementação de tecnologias menos poluentes, como prevê a política climática do Estado.

“Minha filha de 11 anos tem me questionado por que os adultos não estão fazendo nada para impedir a crise climática, que já está gerando consequências diretas na vida dela. O que eu respondo pra ela?”, questiona Clara Ramos, que representa o movimento na ação judicial e é mãe de duas meninas. “Não posso mais ficar de braços cruzados esperando que as nossas lideranças façam alguma coisa, pois já percebemos que elas não vão fazer, pelo menos não na urgência necessária.”

Por ano, nove milhões de mortes são atribuídas à poluição do ar em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A médica patologista Dra. Evangelina Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, aponta que, mesmo em um cenário de redução da poluição atmosférica de 5% entre 2012 e 2030, haverá no Estado de São Paulo um número de aproximadamente 250 mil óbitos e 1 milhão de internações no SUS por problemas relacionados à poluição, como câncer, acidente cardiovascular e problemas respiratórios em adultos e crianças.

O Movimento Famílias pelo Clima integra o movimento global Parents for Future, um coletivo de pais, mães e familiares que atuam em nome de seus filhos para buscar com urgência a contenção e adaptação às mudanças do clima.