Nessa terça-feira (3, a tempestade ciclônica, batizada de Chapala, atingiu a costa sudoeste de Riyan no Iêmen, com uma velocidade do vento de superfície de 120 a 130 quilômetros por hora. Agências das Nações Unidas informaram que embora tenha enfraquecido rapidamente , os impactos podem ser graves e desafiadormas próximas horas.
Na sede da ONU em Genebra, Clare Nullis , porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM), disse que o maior temor sobre o ciclone é o potencial de precipitação, que poderia chegar ao equivalente a seis anos de chuvas , lembrando que o Iêmen é normalmente muito árido e não tem a infra-estrutura para lidar com chuvas torrenciais. Este ciclone pode ter um impacto muito significativo .
A OMS está distribuindo kits de medicamentos, forneceu 12.000 litros de diesel para oito hospitais para garantir a funcionalidade contínua e 2.500 litros de gasolina para abastecer 16 ambulâncias.
As áreas atingidas têm uma população combinada de cerca de 1,8 milhões de pessoas. Mais de 100.000 pessoas foram deslocadas internamente.