Líderes da União Europeia estão reunidos, nesta sexta-feira (17), para tentar chegar a um acordo sobre um orçamento de 1,1 trilhão de euros e o fundo de recuperação econômico de 750 bilhões de euros destinado a reconstruir as economias mais afetadas pela pandemia de Covid-19. O orçamento deve ser aplicado entre 2021 e 2027.
A Comissão quer que 25% do orçamento serão gastos com o clima, enquanto os gastos do seu fundo de recuperação devem seguir um princípio para “não prejudicar” os objetivos climáticos.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, espera que o pacote destinado ao clima seja de 30%. Ele afirmou que os países devem se comprometer a ser “neutros em termos de clima” até 2050.
Com o pacote, os membros da Comissão Europeia pretendem impulsionar as indústrias e tecnologias “verdes”, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas.
Uma pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters, encomendada pela European Climate Foundation, identificou mais de 1 mil projetos ecológicos elegíeis para o fundo de recuperação. Juntos, apoiariam mais de 2 milhões de empregos e exigiriam um investimento de 200 bilhões de euros.
Se esses projetos receberem financiamento, abrangem energia renovável, armazenamento de energia, reforma de edifícios, transporte de baixo carbono, fabricação de tecnologias de baixo carbono e processos industriais.
O pacote de medidas foi criticado por organizações ambientais. Os grupos afirmam que os orçamentos não são suficientes para reduzir as emissões em pelo menos 40% em relação aos níveis de 1990 até 2030.
A ativista climática do Fridays For Future, Luisa Neubauer, afirma que os fundos podem sustentar setores poluidores e isso seria um “adeus ao Acordo de Paris”
O Grupo Institucional de Investidores em Mudanças Climáticas (IIGCC), cujos membros têm mais de 30 trilhões de euros em ativos sob gestão, disse que as regras planejadas de finanças verdes da União Europeia devem ser usadas para bloquear o dinheiro da recuperação do apoio aos combustíveis fósseis.