Veículos futuristas que vão transformar a mobilidade

(Foto: Pixabay)

No mundo capitalista, ficar parado, na espera, ou dificuldade de se locomover são sinônimos de desperdício de tempo ou de capital. Por isso a tecnologia para mobilidade de massa tem seus desafios nos próximos anos para encurtar caminhos, caso home office não sela a solução. Veremos nos próximos 10 anos uma alteração substancial no conceito de meio de transporte, seja ele de curtas ou longas distâncias.

1 – Carros autônomos mais seguros e econômicos

Depois da revolução elétrica, as montadoras vão sair do piloto automático e investir em todo tipo de veículo autônomo: de trator a avião.

Estudos indicam que até 2050 cerca de 90% dos carros nos Estados Unidos serão autônomos, e isso levará a um decréscimo de acidentes nas estradas de 6 milhões para 1.3 milhões e as mortes também serão drasticamente reduzidas de 33 mil por ano para 11.300.

2 – Carros voadores 

O co-fundador da Google, Larry Page,  investiu cerca de 200 milhões de dólares na startup  Zee.Aero, dedicada a desenvolver a tecnologia necessária para dar vida ao carro voador. Larry também investiu em outra startup, a Kitty Hawk, com a mesma finalidade.

Terrafugia, outra startup que se dedica ao carro voador,  desenvolve o TF-X, com previsão de voo para 2025.

3 – Drones de passageiros autônomos 

A empresa chinesa EHang, revelou um drone elétrico e autônomo com a capacidade de transportar um único passageiro.

Carros elétricos que fazem 400 quilômetros com 2 euros

Tudo promessa. Mas baseadas em pesquisa e tecnologia. As emissões são outra das preocupações e já há cidades que estão a pensar nisso. Se bem se lembram, há poucas semanas, a cidade de Guimarães inaugurou o e.CityGold, autocarro elétrico português.

5 – Aviões elétricos 

A NASA e a maior empresa do mundo fabricante de aviões, desenvolvem um novo sistema de electro-proporção.Estes aviões elétricos ajudarão a reduzir as emissões de gases para atmosfera. Este avião tem 14 motores e uma aerodinâmica que lhe permite voar sem carburar CO2.

6 – Jetpacks ou veículos de deslocação rápida

 A ideia é ter um mini helicóptero sempre ao dispor e foi nessa ideia que o Dubai quer colocar 20 unidades destas ao serviço das suas forças de emergência.

7 – Minibus autônomo, elétrico e revolucionário

A IBM e seus computadores vão reforçar o setor de transporte. Muito investimento e longo tempo para realizar o projeto de mobilidade urbana.

Este é um conceito discreto, com linhas sóbrias, compactas, desenhado para acomodar 12 pessoas. Os seus criadores têm a esperança que o projeto possa revolucionar o mundo do transporte. A ideia é oferecer a todos um transporte a baixo custo, com qualidade, a partir da sua app em qualquer altura, e que este veículo os possa transportar para qualquer destino. Será um Uber mas eléctrico e sem condutor.

9 – Sistema Hyperloop 

 Projeto de Elon Musk, CEO da Tesla, poderia completar uma viagem de 600 km  em apenas meia hora.