Vem aí: o carro elétrico dobrável e com abastecimento de água salgada

(Foto: Divulgação)

A empresa israelita City Transformer apresentou um carro elétrico “dobrável”, desenhado para facilitar o estacionamento dentro das cidades, onde os lugares são escassos. A largura do automóvel é semelhante a uma motocicleta, mas tem dimensões de um automóvel de passageiros, idêntico ao modelo Twizzy da Renault.

O veículo “amigo” do meio ambiente tem autonomia de 150 km. O protótipo da City Transformer tem um comprimento de 2,35 metros. Permite transportar duas pessoas, um passageiro e um condutor, posicionados um atrás do outro. Este detalhe foi “roubado” do Uniti One ou Renault Twizzy.

No modo de estacionamento, a sua largura aproxima-se de um metro. Mas, em modo de condução, poderá chegar aos 1,44 metros.

Preço e projeções futuras

A City Transformer ambiciona vender este pequeno veículo elétrico por cerca de 10 000 dólares, ou seja, cerca de 8.800 euros. O início da sua produção está previsto para o início de 2019 em Israel, podendo as primeiras entregas serem efetuadas no final desse mesmo ano.

Carro movido a água salgada

O primeiro protótipo Quantino movido a água salgada tem padrões de um elétrico, mas sem bateria alimentada com eletricidade. A bateria é substituída pelo Nano Flowcell, um dispositivo do tamanho de uma caixa de sapatos que integra seis células alinhadas. E, por sua vez, o veículo produz internamente a energia com que se alimenta.

O bi-ION alcança uma densidade bastante elevada (a empresa confirmou que atingiu 600 watt-hora por litro), assegurando cinco vezes mais autonomia comparativamente com uma bateria de iões de lítio de um veículo elétrico

Afinal, o que é o bi-ION e como funciona?

O bi-ION é a solução eletrolítica salina que permite abastecer dois tanques presentes no veículo. Esta solução apresenta-se como “amiga do ambiente”, não sendo inflamável nem tóxica.

O custo de produção (com matéria-prima incluída) é menos de 10 cêntimos por litro. Igualmente, também se prevê um baixo custo de comercialização, visto que o  armazenamento e transporte não exigem cuidados especiais.

Através da nanotecnologia, o líquido permite conduzir a energia dos sais orgânicos e inorgânicos dissolvidos em água, transformando-os em nano-partículas.

Fórmula secreta

A empresa é financiada exclusivamente por capital privado, mas não revela a fórmula química deste sistema. Admitem que todas as matérias-primas que incorporam esta solução estão disponível a nível mundial e que a bi-ION permitirá diminuir significativa o custo para o consumidor.

PLUGADOS E HÍBRIDOS

√  Chinesa Zotye anuncia venda do mini-elétrico E200 no Brasil

√ Honda vai vender SUV elétrico por 22.000 euros

√ Empresa de Campo Bom já comercializa tomadas para carros elétricos

√ Elétrico mais barato do Brasil, Renault Zoe já está nas lojas