A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará abriu uma consulta pública para construir a Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e da Sociobiodiversidade (Peapos).
A legislação estabelecerá diretrizes e instrumentos para incentivar o desenvolvimento da agroecologia, da produção orgânica e do extrativismo sustentável.
A promoção de processos produtivos em fase de transição agroecológica e aqueles que buscam diminuir o uso do fogo na agricultura também estarão entre os objetivos da política estadual.
Além da agroecologia e da produção orgânica, a proposta abrange a inter-relação entre a biodiversidade e a diversidade sociocultural das populações tradicionais.
A política estadual também acompanha os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente, o Objetivo 2 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável”; e o Objetivo 3 – “Saúde e Bem-Estar”.
O Pará hoje possui cerca de 3,3 mil produtores orgânicos cadastrados, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A população poderá mandar as suas contribuições até o dia 04 de julho pelo site: www.sedap.pa.gov.br