Uso de agrotóxicos pode ‘assombrar’ produtores orgânicos após transição

(Foto: Agricultura)

Pesquisadores encontraram resíduos de agrotóxicos em 40 fazendas na Suíça, que fizeram a transição para a produção orgânica há mais de 20 anos.

O estudo, publicado pela American Chemical Society (ACS) ‘ Environmental Science & Technology, analisou 100 campos sob manejo orgânico e convencional com um método analítico contendo 46 agrotóxicos.

“Testar isso é de grande importância, pois resíduos de pesticidas de manejo agrícola anterior ou contaminação de campos convencionais podem afetar especialmente a agricultura orgânica”, disseram os autores. “A agricultura orgânica depende mais de solos saudáveis ​​que são capazes de sustentar os serviços do ecossistema do que sistemas sob diferentes práticas de manejo, como o manejo convencional onde insumos externos (por exemplo, pesticidas sintéticos e fertilizantes) são permitidos”.

De acordo com a pesquisa, mesmo após 20 anos de agricultura orgânica, 16 agrotóxicos diferentes foram encontrados na superfície do solo das propriedades. A presença destes produtos químicos diminui significativamente nos campos com o tempo e a continuação do manejo orgânico.

Para os pesquisadores, a presença de agrotóxicos é uma realidade oculta em solos agrícolas e tem efeitos prejudiciais. A equipe observou que quanto maior o número de pesticidas nos campos, menor a biomassa microbiana e, principalmente, a abundância de fungos micorrízicos arbusculares, um grupo de fungos benéficos ao solo.

“Isso indica que os resíduos de pesticidas, além de fatores abióticos como o pH, são um fator chave na determinação da vida microbiana do solo em agroecossistemas”, dizem no texto.

Apesar da descoberta, os pesquisadores não descartam a possibilidade de que alguns dos pesticidas encontrados podem ter contaminado os campos orgânicos ao viajar pelo ar, água ou solo de campos convencionais próximos.

O próximo passo dos autores é examinar os efeitos sinérgicos de resíduos de pesticidas e outros estressores ambientais na saúde do solo.